Um dos principais segredos do mercado imobiliário é que você deve conhecer a cidade em detalhes, tão bem quanto um corretor de imóveis.

Você sabe qual é a diferença entre comprar um pastel e um carro novo? Claro, o volume de dinheiro envolvido nem se compara. Mas a grande diferença é que existe um desequilíbrio na tomada de decisão. Para comer um pastel, não se leva nem 30 segundos entre escolher, pedir e pagar. Já para trocar de automóvel... são semanas ou meses de pesquisa na internet, visitas às concessionárias, conversas com vendedores e com quem já possui o modelo em que se está interessado. E com um imóvel é a mesma coisa: só um maluco compra um apartamento sem analisar a questão por vários ângulos. E como você não é doido, vai precisar conhecer todos os segredos do mercado imobiliário para ter sucesso em leilões de imóveis!

SEJA UM ESPECIALISTA

Eu já costumo ajudar explicando tudo em detalhes nos meus artigos e fornecendo de graça o livro 21 Dicas para Lucrar num Leilão de Imóveis. Porém, na hora de dar o lance, quando tiver minutos – ou segundos – para decidir, você precisará estar muito bem informado.

Um dos principais segredos do mercado imobiliário é que você deve conhecer a cidade em detalhes, tão bem quanto um corretor de imóveis. Aliás, existem cursos para exercer essa profissão. Duram cerca de 6 meses. Sei que é um tempo considerável, mas se você pretende ser um investidor, arrematar e revender imóveis com frequência, tem que estudar. Sugiro que avalie com carinho esta possibilidade: voltar para a sala de aula!

E quando eu falo conhecer a cidade em detalhes, é conhecer geograficamente, saber quais são os bairros mais e menos valorizados. E quais ruas ou quarteirões são melhores nos piores bairros, e quais são piores nos melhores bairros.

O que é bem localizado naquela comunidade (está perto de hospital, escola, supermercado) e o que será difícil de revender (fica ao lado de um bar barulhento, tem uma feira livre na frente da garagem).

TENHA FOCO

É claro que ter esse grau de conhecimento é demorado. Você não descobre os segredos do mercado imobiliário em pouco tempo. E numa cidade grande, como São Paulo ou Rio de Janeiro, é impossível tanta precisão. Por isso, se você vai arrematar imóveis numa capital, é melhor ter foco. Escolha quatro ou cinco regiões e aprenda tudo sobre elas. Dê preferência aos bens localizados nesta área específica. E se surgir uma oferta excelente em outro bairro, bem, aí cabe a você avaliar, na hora, se deixa passar a oportunidade ou corre o risco.

CONSUMA INFORMAÇÕES

Leia os cadernos de imóveis dos jornais, visite todos os dias sites especializados, fique de olha nos cartazes colocados na frente das imobiliárias. Quando estiver dirigindo pela cidade, veja se uma determinada rua tem casas sendo demolidas ou edifícios sendo construídos (sinal de valorização da região) ou se o quarteirão tem muitos mendigos e o comércio está abandonado (sintomas de desvalorização). Fique atento ao noticiário policial, para saber quais regiões concentram os maiores índices de violência (e não compre nada lá) e visite a Câmara de Vereadores ou a Prefeitura para sondar os futuros investimentos da cidade, como onde será feito um novo parque (tem área verde? Arremate o que conseguir lá perto!).

MOVING LEILÕES

Se você dominar os segredos do mercado imobiliário, ganhará muito dinheiro. Aliás, estou distribuindo convites VIP para o primeiro agregador de leilões virtuais do Brasil, o MOVING LEILÕES. Não perca esta chance! E se tiver qualquer dúvida, pode perguntar que eu respondo! Tchau!