É necessário entender as regras do jogo e aceitar que os ponteiros do relógio não vão girar mais rápido para você.

Quem compra em leilão está ansioso para mudar de endereço? Quem compra em leilão tem urgência em transformar o investimento em lucro? Quem compra em leilão quer entregar o dinheiro e já sair com as chaves do imóvel? Não! Esses pensamentos passam longe da cabeça dos arrematadores. Pois este tipo de negociação exige paciência, planejamento e visão de longo prazo.

Isso vale mesmo para quem não é investidor e está comprando um apartamento para morar. É necessário entender as regras do jogo e aceitar que os ponteiros do relógio não vão girar mais rápido para você. Eu também tinha um pouco de dificuldade em compreender os meandros deste mercado quando comecei a dar lances. Acho que é assim com todo mundo. Se a gente fica ansioso quando compra um livro, um ingresso para o cinema ou marca uma viagem, imagine ao arrematar um imóvel.

Então o leilão é muito lento?

Calma lá, cara-pálida! Não foi isso que eu disse. Ele leva o tempo que tem que levar. E quem compra em leilão habitualmente já sabe disso.

Vou imaginar que você está entrando nesse negócio como INVESTIDOR! Após seu lance ser declarado vencedor, será feito um documento chamado carta de arremate. Seu advogado (sim, é recomendável que você contrate uma assessoria jurídica especializada em direito imobiliário ou leilões) vai solicitar ao juiz a imissão de posse. Se o bem estiver desocupado, basta pagar as taxas e ir ao cartório fazer a transferência de propriedade. Se houver um morador, será preciso providenciar seu despejo. Provavelmente, em quatro ou cinco semanas estará tudo resolvido.

Veja que para ter as chaves e ocupar um imóvel até que nem foi tão demorado assim. Mas será que ele está em condições perfeitas para ser revendido ou precisará passar por uma reforma? Geralmente, consertos são necessários. Você fará orçamentos, terá que comprar material de construção, esperar a conclusão da obra e só depois de tudo pronto colocá-lo à venda. É neste ponto, na verdade, que começa a etapa mais lenta. Pode até acontecer um milagre de aparecer um comprador em poucos dias, porém o mais provável é que neste cenário de crise econômica e excesso de oferta, a revenda leve alguns meses.

Enfim, leilão é um excelente negócio. Você vai arrematar barato e revender com um lucro superior ao de qualquer aplicação financeira. Mas precisará ter paciência!

E quem está entrando neste mercado para se livrar do aluguel, para comprar a tão sonhada casa própria com um baita desconto? A situação é muito parecida. Tem que resolver a questão da documentação, talvez providenciar a retirada do morador atual e fazer algumas reformas. Ou seja, não dá para planejar o arremate pertinho do fim do seu contrato de aluguel, achando que conseguirá casar as datas. A cada 10 pessoas que fazem isso, 11 quebram a cara. E acabam gastando dinheiro em hotéis ou, pior, indo passar uma temporada com a sogra.  

Dicas para arrematar

Quem compra em leilão não pode ter urgência, mas deve entrar no jogo com estratégia e conhecimento. Eu escrevi um livro para te ajudar a arrematar com sucesso. É o 21 Dicas para Lucrar Num Leilão de Imóveis. Baixe agora, de graça!