Cada vez há mais brasileiros investindo em leilão de imóveis, pois é uma negociação segura e muito lucrativa.

Perguntinha boa! Oi, gente! Recebi algumas mensagens enquanto estava de férias com essa dúvida: o que acontece se o imóvel não é vendido no leilão? Muitos leitores imaginam que o leiloeiro é obrigado a fazer novas tentativas indefinidamente, até surgir um comprador que arremate o bem. Mas não é assim que acontece. Eu fiz uma página sobre a legislação e escrevi um glossário para esclarecer os principais pontos sobre o mercado brasileiro de leilões. Mas não falei nada sobre esta possibilidade. Calma que eu vou explicar!

PROCEDIMENTOS LEGAIS

Quando o imóvel não é vendido no leilão, ele passa a custar menos e é negociado diretamente com os compradores, em transações normais. Porém, existem regras para que isso aconteça.

Como uma casa ou apartamento vai parar num leilão? Bom, você já viu aqui no blog que existem certames judiciais e extrajudiciais. No caso deste segundo, são imóveis retomados por inadimplência. Alguém comprou, não pagou as parcelas e o banco responsável pelo financiamento passou a ser o novo dono do bem.

Por lei, este bem só pode ser vendido em leilão. Então o banco marca a primeira data para receber lances. Se ele não for vendido, 15 dias depois é realizada uma nova tentativa. Se, mais uma vez, não houver arremate, ele será oferecido em licitação aberta, licitação fechada ou venda direta. Eu vou contar como funcionam estes processos na Caixa Econômica Federal, um dos maiores negociadores de imóveis do brasil.

LICITAÇÃO ABERTA

Quando o imóvel não é vendido no leilão, ele pode ser comprado numa licitação aberta. A disputa acontece em um dos auditórios da Caixa ou no espaço de um leiloeiro credenciado. E vence a oferta mais vantajosa para o banco.

LICITAÇÃO FECHADA

A diferença, aqui, é que as propostas são enviadas por escrito após a publicação do edital. Os envelopes são abertos juntos. E o vencedor é quem fizer a melhor oferta, que nunca pode ser inferior ao preço mínimo estabelecido para a negociação.

VENDA DIREITA

Se o imóvel não é vendido no leilão, ele também pode ser comercializado diretamente com qualquer interessado. O comprador precisa realizar a caução e apresentar uma proposta igual ou superior ao valor mínimo estabelecido. Na modalidade de venda direta, a transação pode ser intermediada por um corretor imobiliário.

INVESTIMENTO EM IMÓVEIS

Cada vez há mais brasileiros investindo em leilão de imóveis, pois é uma negociação segura e muito lucrativa. Se você quer aprender tudo sobre este mercado, leia os posts anteriores aqui do blog. Eu já dei muitaaaassss dicas interessantes. E baixe o e-book 21 Dicas para Lucrar num Leilão de Imóveis. São orientações importantes para vocês aprender a encontrar boas oportunidades e descobrir no que deve prestar atenção antes de sair dando lances por aí! O livro é de graça! Pode baixar e enviar para os seus amigos.

Aquele abraço!