Porém, é claro, isto só acontece em situações muitíssimo específicas...

Compradores, investidores e curiosos, bom dia! Tudo bem com vocês? Tenho recebido muitas mensagens aqui pelo blog, agradecendo pelas dicas e, também, fazendo perguntas. Até agora, respondi as dúvidas em particular, para quem perguntou. Mas uma questão tem sido tão frequente que resolvi fazer um post sobre o assunto: leilões podem ser cancelados? E a resposta é... sim!

E os leilões podem ser cancelados mesmo depois que os participantes deram seus lances e um vencedor fez o arremate do imóvel. Porém, é claro, isto só acontece em situações muitíssimo específicas, que a Leiloca aqui vai explicar agora!

INADIMPLÊNCIA

Este é o motivo clássico, né? Se o arrematador não pagar a conta, o certame será suspenso e o bem será leiloado outra vez, em nova data. Aliás, neste caso, o caloteiro perderá todo dinheiro que já investiu (supondo que tenha dado uma entrada, por exemplo) e ainda será responsabilizado criminalmente por fraude. Além disso, dificilmente conseguirá se cadastrar para participar de outros certames, no futuro.

VÍCIO DE NULIDADE

Leilões podem ser cancelados por vício de nulidade. Não sabe o que é isso? Calma, que a explicação é simples! É quando uma das etapas obrigatórias não foi realizada. O processo pode ser anulado até que os vícios – falhas – sejam corrigidos.

No caso do leilão de imóveis, duas situações que poderiam levar a isso são:

- O imóvel não foi avaliado;

- O executado não foi intimado e desconhece o fato de que o seu bem será leiloado.

Para evitar dar lances num imóvel assim, é fundamental que você tenha uma assessoria jurídica especializada. Eu expliquei em outro artigo, a importância dos advogados no leilão de imóveis.

PREÇO VIL

O preço vil é aquele valor que está muito abaixo da média, ou do que é considerado razoável. Se você vai vender seu Honda Civic Sedan 2.0, ano 2014, e a Tabela FIPE informa que o preço médio é R$ 59.493,00 (meu namorado tá negociando o dele, viu gente? Interessados, mandem mensagem), aceitaria uma proposta de R$ 20 mil? Claro que não. Seria algo absurdo, aviltante, desprezível. Num leilão de imóveis, se a avaliação não estiver atualizada, com um preço compatível, o arremate pode ser cancelado.

PEDIDO DO ARREMATANTE

Leilões podem ser cancelados a pedido dos próprios arrematantes. Por exemplo: você descobriu um ônus ou gravame que não foi informado no edital do leilão. Ou seja, comprou gato por lebre, sentiu que foi ludibriado, enganado! Neste caso, você terá cinco dias para comprovar a falha e pedir a anulação do arremate. De novo: busque sempre a orientação de um advogado. O leilão de imóveis é um investimento seguro, mas alguns cuidados são obrigatórios.

MAIS DÚVIDAS?

Hoje eu expliquei como leilões podem ser cancelados, mas posso te ajudar esclarecendo qualquer outra dúvida. É para isso que criei o blog: ajudar investidores e leigos na compra de imóveis em leilões online. Aliás, em breve, será lançado o primeiro agregador brasileiro de leilões, o Moving Leilões, e tenho convites VIP para distribuir. Aproveite enquanto é tempo!