Curso para leiloeiro tem sido bastante procurado
Ainda não conheci um leiloeiro que passe por dificuldades financeiras. Na média, a comissão do profissional é 5% do valor do arremate.
Você já pensou em fazer um curso para leiloeiro? Não? Bom, saiba que muita gente pensou! A procura de informações sobre esta atividade lucrativa aumentou tanto quanto a quantidade de imóveis disponíveis para arremate. O mercado cresceu, novos investidores e compradores apareceram, e as casas leiloeiras precisam de profissionais qualificados para coordenar os certames.
Não se faz um curso para leiloeiro numa faculdade. Aliás, dominar outros idiomas e ter diploma universitário não são requisitos para poder atuar na área. Então, o que alguém precisa para segurar o martelo, ouvir os lances e definir um vencedor?
O que a lei determina?
Existem algumas exigências legais para exercer a profissão. E antes de se matricular num curso para leiloeiro, é bom conhecê-las. Vamos lá:
1 – O candidato deve ter, no mínimo, 25 anos de idade!
2 – Ele precisa ser cidadão brasileiro.
3 – Deve estar em dia com suas obrigações eleitorais e não ter infringido nenhum direito civil.
4 – Se tiver decretado falência ou sido condenado por um crime de ordem falimentar, precisa estar totalmente reabilitado.
5 – Não pode ser sócio de nenhuma empresa, em nenhum regime tributário.
6 – Não pode ser comerciante.
7 – É obrigatório que more há, no mínimo, 5 anos no estado em que vai trabalhar.
8 – Não pode ser matriculado na profissão de leiloeiro em outro estado.
9 – E, finalmente, deve ser civil e criminalmente idôneo. Aliás, precisa apresentar todas as certidões negativas que forem solicitadas.
E quais são as características comportamentais?
Você não vai fazer um curso para leiloeiro se é tímido ou tem dificuldade de falar em público, né? Esta é uma profissão para quem sabe se comunicar com desenvoltura, tem facilidade em lidar com pessoas, e reage bem sob pressão. Uma das missões do leiloeiro é conseguir que os participantes deem mais e maiores lances. Objetivos que são conquistados destacando qualidades dos bens, usando argumentos convincentes e mantendo o leilão num clima totalmente dinâmico.
Se você é introspectivo, ou tem vergonha de se comunicar, pense duas vezes antes de se matricular num curso para leiloeiro. A chance de estar jogando dinheiro fora é grande!
Quais são as lições de um curso para leiloeiro?
Ao frequentar as aulas, você vai aprender tudo sobre a legislação deste segmento comercial, além da parte administrativa: como organizar, lotear e administrar um leilão. Outra lição importante é descobrir como se elabora o anúncio e o edital do evento. As aulas também abordam temas como a remuneração e a comissão do leiloeiro, os clientes em potencial, técnicas de vendas e questões fiscalizatórias.
Mas o curso para leiloeiro não é obrigatório!
Exatamente isso! Não é necessário nenhum diploma para ser leiloeiro. Isso não significa que eu esteja te orientando a pular esta etapa importante. Eu sou do time que estuda, que busca conhecimento, que acredita no poder da educação para um mercado mais qualificado. Se eu fosse você, e quisesse atuar na profissão, iria ao Google e procuraria correndo um curso para leiloeiro. Mas achei importante contar este detalhe. Este blog não é a Globo e nem eu sou o Antônio Fagundes, porém, aqui, Você Decide!!! (se você tem menos de 40 anos, nem tente entender. Hehehe)
O que um leiloeiro precisa obrigatoriamente é da autorização oficial emitida pela Junta Comercial da sua região. Visite o órgão e verifique quais são os documentos necessários para estar apto a praticar o ofício.
E quanto ganha um leiloeiro?
Posso garantir que não é pouco! Ainda não conheci um leiloeiro que passe por dificuldades financeiras. Na média, a comissão do profissional é 5% do valor do arremate. Se um apartamento for negociado por R$ 500 mil, a comissão é de R$ 25 mil. Agora, lembre-se que num leilão são oferecidos vários imóveis no mesmo dia, rendendo ao leiloeiro muitas destas comissões.
Já sabe tudo sobre leilão?
Se você quer ser um leiloeiro, precisa saber tudo sobre este mercado. Para sua sorte, a Leiloca aqui gosta de ajudar. Eu preparei um glossário com os principais termos utilizado nos leilões. Respondi as dúvidas mais comuns. E publiquei a legislação que regulamenta a atividade. Leia tudo com atenção. Conhecimento nunca é demais!
Leila Navarro Jardim
Leila Navarro Jardim é arquiteta e designer de interiores, mas investe em leilões online com sucesso desde 2008. Gosta de ajudar seu público a entender regras, riscos e estratégias para fazer um bom arremate.