O maior receio é dar o lance vencedor, mas não conseguir virar dono do imóvel.

Em todos estes anos convivendo com novos investidores, posso garantir com 110% de certeza que o maior medo dos arrematadores é comprar e não receber. Ou seja, dar o lance vencedor, mas não conseguir virar dono do imóvel. Este é um receio inicial, pois logo as pessoas percebem que existem regras claras e toda uma estrutura para fazer com que a lei seja cumprida. Para acabar com os medos de quem não tem experiência na área, decidi explicar como é a imissão de posse num leilão!

É o seguinte... no momento em que o seu lance é declarado vencedor do leilão, o negócio é oficializado com uma carta de arremate. Seu advogado, que prestou assessoria jurídica durante o período de avaliação do bem, vai solicitar ao juiz o documento de imissão de posse. Se o imóvel estiver desocupado, a coisa toda termina aí. Basta providenciar o pagamento de taxas e a transferência do bem para o seu nome no cartório. Porém, se alguém estiver morando lá, começa uma segunda etapa, que é o ...

...DESPEJO!

É preciso ir até o imóvel com oficial de Justiça, uma equipe da Polícia Militar e um caminhão de mudança. Você, arrematante, também deve ir. Se não quiser participar, tem que enviar seu advogado.

Esta ação não é avisada ao morador, que acaba sendo surpreendido. Quer dizer, ele já sabe que mais dia, menos dia, vão bater à porta, só não sabe exatamente quando. Neste momento, o morador e todos os outros que estiverem no imóvel são obrigados a sair, os móveis são levados para o caminhão e um chaveiro troca a fechadura. A imissão de posse num leilão foi concluída!

Se não houver ninguém no imóvel naquele momento, a porta é arrombada e o procedimento é feito do mesmo jeito. Só que neste caso, ao invés de os móveis serem levados para um local determinado pelo morador despejado, eles vão para um depósito da Justiça.

DRAMA

Eu sei, explicando assim, tecnicamente, parece algo frio e desumano. No primeiro imóvel que arrematei, fiz questão de acompanhar o oficial de Justiça para ver de perto como tudo acontecia. E, não nego, sofri um pouco. Fiquei comovida com a situação. Porém, é preciso entender que o imóvel foi leiloado em virtude de algum problema gerado pelo morador. Ou ele não pagou o financiamento, ou perdeu uma ação judicial e teve o bem tomado para indenizar o vencedor do processo. Não importa. Ninguém perde o apartamento do dia para a noite, sem ter muitas chances de encontrar uma solução antes que o caminhão de mudança apareça!

NEGOCIAÇÃO

Aliás, neste processo de imissão de posse num leilão, os custos da mudança ficam por conta do arrematador. Uma forma de evitar o drama é entrar em contato com o morador e negociar. Explicar a ele que a situação é irreversível e que é melhor sair do imóvel com antecedência e planejamento do que ser expulso de surpresa. E já que você terá mesmo que pagar o caminhão se for até lá com o oficial de Justiça e os policiais, se ofereça para arcar com as despesas da mudança de qualquer forma, quando ele quiser. Quanto menos traumático for este momento, melhor!

CONVITE VIP

Quer saber tudo sobre leilão de imóveis? Então aproveite e garanta seu convite VIP para o lançamento do Moving Leilões, o primeiro market place brasileiro de leilões online, clicando aqui. O site estreará em breve e reunirá só os melhores imóveis, os mais concorridos. Quem chegar antes, leva vantagem!

Até a próxima!