Quando você pensar em colocar seu dinheiro em ações ou imóveis, qual escolha te fará dormir mais tranquilo?

Comprar ações ou imóveis? Eu já tive essa dúvida (e acho que a maioria dos investidores também)! O que eu posso garantir, para começo de conversa, é que nenhuma das opções é melhor ou pior do que a outra. A grande diferença está na facilidade de compreender e lidar com seu investimento. Você sente mais segurança ao falar sobre imóveis ou sobre a bolsa? Conhece mais pessoas que têm imóveis ou que possuem ações? Já lidou com mais corretores imobiliários ou com corretores de valores? Eu sou capaz de apostar que você está no mesmo lado que eu: faz parte da turma que mal sabe o que é o Ibovespa! 

IBOVESPA

O Ibovespa - abreviação de Índice Bovespa – foi criado em 1968 e é o indicador de desempenho médio dos ativos mais negociados no mercado brasileiro de ações. Se ele está em alta, significa que comprar ações tem sido um bom negócio. Se fecha em queda, é um dia ruim para os investidores.

Para saber se é melhor comprar ações ou imóveis, é preciso avaliar o rendimento destes dois tipos de investimento. Você, leitor fiel desse blog, já sabe que o retorno médio de quem arremata um bem num leilão é de 40% (e eu já vi quem lucrou 100%). Por outro lado, há ações que valorizaram 150% nos últimos dois anos.

Então, entre ações ou imóveis, a primeira opção é a mais lucrativa? Talvez, pois também existem ações que despencam e, dois anos depois, valem menos do que o dinheiro investido nelas. Como você vai saber se está comprando pepita ou pirita (o ouro dos tolos)?

SEGURANÇA

Se você é leigo, não vai saber. Provavelmente, ao começar a investir na bolsa, vai usar os serviços de uma corretora de investimentos. Por segurança, ela vai te orientar a comprar um conjunto de ações, a diversificar suas opções. Assim, você perderá em algumas ações e ganhará em outras. E o que se espera é que o resultado dessa equação seja positivo, que ao fim de um ciclo haja lucro. Mas ninguém, nem o megainvestidor Warren Buffet, é capaz de prever qual será o seu retorno. Se haverá um lucrinho, um lucro ok ou um lucrão!!!

Enquanto isso, o investimento feito num leilão de imóveis é seguro e previsível. Você arrematará um apartamento por metade do seu valor de mercado e o revenderá por, no mínimo, 40% a mais. E, geralmente, toda essa transação acontece em poucos meses. Eu já comprei uma casa por R$ 212 mil e vendi por R$ 339 mil em 45 dias (retorno de 60%).

TRANQUILIDADE

E tem outro fator que deve ser levado em consideração: o seu sono. Quando você pensar em colocar seu dinheiro em ações ou imóveis, qual escolha te fará dormir mais tranquilo?

A Bolsa de Valores oscila a cada minuto. Tudo acaba influenciando no resultado da ação. O dólar, a política, os conflitos no oriente médio, a imigração, o Trump... você vai precisar assistir o Jornal Nacional com uma bolsa de remédios ao seu lado.

Porém, de imóveis, você entende. Viveu a vida inteira dentro de um deles. Sabe que se comprar um bem em péssimas condições, gastará muito na reforma, perderá tempo, não será um bom negócio. Mas sabe, também, que se houver poucos reparos a ser feito, bastará chamar um pedreiro de confiança, melhorar a aparência, colocar à venda e esperar as propostas. Faça chuva ou faça Sol, com bomba na Palestina ou com paz, com o Trump discursando ou calado, seu dinheiro estará seguro.

FÓRMULA DO LUCRO

Viu como a Leiloca  aqui é uma excelente conselheira? E eu não entendo só de ações ou leilões, não! Desenvolvi uma FÓRMULA DO LUCRO para garantir que qualquer um ganhe dinheiro arrematando casas ou apartamentos. Experimente, é de graça!. E já que está por aqui, baixe o livro 21 Dicas Para Lucrar num Leilão de Imóveis. Reuni, neste e-book, tudo o que aprendi em 10 anos dando lances e ganhando muito dinheiro!