Entender os detalhes é fundamental para fazer bons negócios

Eu decidi contar a vocês como funciona um leilão online porque alguns anos atrás não encontrei ninguém que me ensinasse. E por ir em frente sem suporte nem conhecimento, cometi alguns erros. Falhas que tornaram bem tensos alguns momentos da minha vida. O problema não é e nunca foi o leilão em si, mas fazer qualquer investimento sem entender os detalhes, sem saber identificar os riscos ou perceber as grandes oportunidades.

A MINHA sorte é que sou muito determinada. Um amigo, diretor de uma indústria de alimentos, sempre brinca que vai me encaminhar todos os seus funcionários desmotivados ou sem foco imediato. Foi essa minha obstinação que me fez corrigir a rota e virar uma investidora vitoriosa. Já a SUA sorte é que também sou generosa e vou encurtar seu caminho para o lucro. No que eu puder ajudar, conte comigo! E nesta minha estreia aqui no blog, vou ensinar o básico: como funciona um leilão online.

O que é?

O leilão você já conhece, né? Um bem é colocado à venda por um preço inicial, que vai subindo de acordo com os lances dos participantes. Quem pagar mais, leva. A negociação online é a simples transposição deste modelo de sucesso para o ambiente virtual, com ganhos incalculáveis para investidores. O principal deles é não precisar mais ir ao local do evento. Você dá os lances do seu sofá, ou de qualquer lugar do mundo onde esteja, usando um computador ou seu smartphone. Melhor do que isso: pode até programar um lance antecipado.

Lance programado

Você já sabe quanto está disposto a pagar pelo bem e não tem paciência de acompanhar as ofertas dos participantes? A solução é programar um lance, um recurso anterior ao início do leilão. Ele anula automaticamente o valor mínimo do bem e passa a ser o lance inicial, quando o certame começar. Duas coisas podem acontecer, uma boa e outra ruim:

A boa é que seu lance pode estar acima do teto previsto pelos outros participantes, ninguém faça uma oferta e você consiga arrematar o bem imediatamente.

A ruim é que você, com este artifício, caso não seja o vitorioso, tenha apenas inflacionado o valor do leilão, pois os lances terão valores mais elevados.

E o lance online?

Bom, o lance online é o mesmo que o lance normal de um leilão presencial. Pela internet, os participantes fazem suas ofertas, que aparecem no painel e são vistas no mesmo momento pelo leiloeiro.

Leila, qualquer um pode participar?

A resposta é sim. Eu não poderia explicar como funciona um leilão online sem falar dos requisitos para participar dele. É preciso, antecipadamente, fazer um cadastro no site do leiloeiro e, em seguida, enviar a documentação.

- Para pessoa física: RG, CPF e comprovante do endereço;

- Para pessoa jurídica: CNPJ, contrato social e comprovante do endereço.

Pronto, aguarde o ‘ok’ do leiloeiro e você já está habilitado para dar os seus lances.

Posso cancelar um lance?

Então... não pode. Lamento. Cuidado com o dedo nervoso. Apertou o botão do teclado, já era. Se você arrematou o lote, precisa pagar por ele. Caso contrário, será descredenciado e não poderá participar dos próximos leilões. E será cobrado até judicialmente, se for necessário.

Lote?

É, leilões têm lotes de produtos. Um lote pode ter uma moto, uma guitarra elétrica e um quadro do Romero Brito, por exemplo. Quem der o maior lance, leva tudo. Porém, num leilão de imóveis, até pelo valor envolvido, geralmente UM lote significa só UM imóvel mesmo.

Lance condicional

É bastante coisa, né? Calma que rapidinho você estará dando seus lances e fazendo investimentos lucrativos. Para entender como funciona um leilão online, você precisa saber também o que é um lance condicional. A primeira vez em que vi isso, demorei a entender.

É o seguinte: há bens que não alcançam o valor mínimo esperado pelo vendedor. Quando o leiloeiro começa os trabalhos, ninguém se manifesta. Parece até que a internet caiu. O leiloeiro aceita, então, um lance menor e precisa checar com o dono do bem se ele aceita fechar o negócio. Até esta confirmação ser feita, o participante está naquele estágio que os advogados chamam de expectativa do direito, que não é o direito propriamente dito. Ele é o arrematador, mas o negócio ainda não está 100% garantido. A resposta oficial é dada, geralmente, em até dois dias.

E depois do leilão?

Num leilão presencial, o vencedor assina um auto de arrematação. Mas no certamente online, ele é representado pelo leiloeiro, que referenda o documento. O auto de arrematação registra as condições de venda e de pagamento. Em seguida, há exigências legais e procedimentos judiciais que precisam ser cumpridos, com a ajuda de um advogado especialista em leilão imobiliário, como você pode ver neste outro post.

O que você quer mesmo saber é quando terá o bem à disposição, né? Bom, rapidamente o juiz vai expedir o mandado de entrega. Porém, é difícil precisar em quanto tempo o imóvel será liberado. Se ele estiver sendo habitado, você ou seu advogado devem entrar em contato para solicitar que o morador o desocupe. Se houver recusa, é preciso voltar ao juiz para que ele ordene a desocupação.

Na minha experiência como investidora, já tive bens entregues em duas ou três semanas e outros casos em que aguardei quatro ou cinco meses. O baixo valor pago pelo arremate compensa a espera.

Procedência dos imóveis

Este é um tema que merece um post completo, até porque muita gente tem medo da procedência dos imóveis. E não precisa ter, viu gente? Se está sendo leiloado, pode ter absoluta tranquilidade que está tudo documentado. Em 9 anos participando de leilões online, não vi um só equívoco. Mas prefiro explicar tudo em detalhes, neste outro texto aqui.

Aliás, já que você vai passear pelo meu site e quer saber tudo sobre como funciona um leilão online, dá uma olhada também no glossário para conhecer todos os termos usados neste mercado e seus significados.

E antes que você pergunte se eu já ganhei muito dinheiro arrematando imóveis pela internet, a resposta é sim. Talvez um dia eu te conte quais foram os melhores negócios que eu já fiz!